domingo, 12 de novembro de 2023



 









Os Movimentos Da Alma







Quando você desejar uma coisa com todo o seu ser, e se depois de muito tentar conquistá-la acreditar que não a terá, um, entre três movimentos (paciência, orgulho ou ódio), provavelmente acontecerá em você:


1. Aceitará o martírio da paciência

Se você for uma pessoa piedosa, certamente se conformará com a providência divina que age em todas as circunstâncias, sem desistir de alcançar o bem desejado. Aceitará o martírio da paciência na certeza de que Deus recompensa quem não desiste. Como está escrito:
“O Amor é paciente...” (I Coríntios 13, 4).

2. O desprezo dos orgulhosos

Como num mecanismo de proteção, você começará a desprezar o bem desejado para aliviar a insatisfação de não o obter. Esse movimento é muito perigoso se não for combatido com violência, pois o desprezo e o ódio são vizinhos. A isso, por - analogia -, chamamos de apostasia... (a perda da fé).
Catecismo da Igreja Católica (2089).

3. O ódio dos demônios

Você se desesperará e odiará com todas as suas forças esse bem que julgou impossível de alcançar, tal qual como fizeram os demônios ao adiarem Deus, ao verem que o perderam para sempre.
Catecismo da Igreja Católica (2094).


A questão implícita aqui é esta: em todas as circunstâncias da vida ou sairemos mártires pela paciência, ou demônios, pelo orgulho: ou humildes ou soberbos.



Eldorado do Sul, 12 de novembro de 2023.
.

.
.

Nenhum comentário: