segunda-feira, 16 de junho de 2014

Resenha: As aventuras de Jonas, o Ingênuo


Autor: Ken Schoolland
Editora eletrônica: Laser House - m. q. o. f.
Ano: 1999
Páginas: 138


Introdução

Através da história de um jovem chamado Jonas, que morava numa cidadezinha à beira-mar onde todos tinham suas liberdades individuais respeitadas, o autor pretende demostrar aos “jovens”, ingênuos, os perigos de um Estado desmedidamente intervencionista. 

O autor fala de uma elite governante - Conselho dos Lordes - parasitas, que cujo real propósito não é estimular o indivíduo a ascender na vida através dos suas capacidades individuais, mas o de reduzi-lo a uma condição de total dependência Estatal invencível.

Se valendo de parábolas o livro expõem, de maneira muito simples, de que forma esse ‘Conselho dos Lordes’ controla todas as áreas da sociedade. Através da regulamentação do comércio, agricultura, indústria, cultura e da própria vida(pensamentos) das pessoas essa elite tende a perpetuar-se no poder independente da aceitação, ou não, do povo.

Os argumentos apresentados neste livro não deixam margem para que alguém negue que o excessivo controle estatal (leia-se socialismo) é o maior inimigo das liberdades individuais, bem como o principal responsável pela miséria social.

Considerações

Um livro direcionado principalmente para o público infanto-juvenil, que expõem, de forma concisa, noções “básicas” indispensáveis para qualquer pessoa que deseja entender melhor o controle nocivo que o Estado exerce sobre nossas liberdades individuais. Neste sentido o livro cumpre o seu propósito. Dentre as várias situações abordadas o leitor poderá, sem muito esforço, comprovar à luz dos próprios acontecimentos cotidianos a veracidade dos ensinamentos contidos nesta obra.

Para os pais que desejam ensinar seus filhos noções de livre mercado, os perigos escondidos no socialismo e suas consequências, a leitura deste livro se tornará indispensável.


Comentários na contracapa do livro

"Tópicos que exigem anos de debates são esclarecidos em cinco minutos."  Jon Hénrik Gilhus, secretários internacional, Democratas Livres, Noruega.
"Os princípios de Livre Mercado são valiosos para qualquer pessoa interessado em criar uma sociedade livre."  Virjinijus Daukas, Presidente da Fundação para o Livre Mercado, Litiânia.

2 comentários:

Edésio Reichert disse...

Caro Eduardo Silva. Sobre o livro que comentou acima, temos interesse em fazer um concurso de leitura com ele. Tens algum conhecimento da editora, pois precisaremos de uma grande quantidade deles?

Eduardo Silva disse...

Caro Edésio, na contracapa do livro há poucas informações. As únicas informações são: André Burger, economista formado pela universidade federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Publicado em 1999 - traduzido por Rosellis Pereira.
Edição Eletrônica: Laser House - m.q.o.f.

Metafore indústria gráfica Ltda.