terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O Teólogo e o Filósofo

POSTADO POR EDUARDO SILVA
03 DE FEVEREIRO 2015

Apresento aqui neste espaço dois textos que não pretendo perdê-los de vista tão cedo. O primeiro é do Pe. Joseph Ratzinger, escrito em 1969 quando ainda era padre (hoje, Papa emérito Bento XVI), e o segundo texto é do filósofo Olavo de Carvalho. 

Um é teólogo, o outro filósofo, mas a conclusão é a mesma! Farei um breve comentário da absurda semelhança entre os seus raciocínios.



Joseph Ratzinger

"A Igreja diminuirá de tamanho. Mas dessa provação sairá uma Igreja que terá extraído uma grande força do processo de simplificação que atravessou, da capacidade renovada de olhar para dentro de si. Porque os habitantes de um mundo rigorosamente planificado se sentirão indizivelmente sós. E descobrirão, então, a pequena comunidade de fiéis como algo completamente novo. Como uma esperança que lhes cabe, como uma resposta que sempre procuraram secretamente."


Pe. Joseph Ratzinger, 1969.

Olavo de Carvalho

Preparem-se. Nos próximos anos a desordem do mundo atingirá o patamar da alucinação permanente e por toda parte a mentira e a insanidade reinarão sem freios. Não digo isso em função de nenhuma profecia, mas porque estudei os planos dos três impérios globais e sei que nenhum deles tem o mais mínimo respeito pela estrutura da realidade. Cada um está possuído pelo que Eric Voegelin chamava "fé metastática", a crença louca numa súbita transformação salvadora que libertará a humanidade de tudo o que constitui a lógica mesma da condição terrestre. Na guerra ou na paz, disputando até à morte ou conciliando-se num acordo macabro, cada um prometerá o impossível e estreitará cada vez mais a margem do possível. 

A Igreja Católica é a única força que poderia, no meio disso, restaurar o mínimo de equilíbrio e sanidade, mas, conduzida por prelados insanos, vendidos e traidores, parece mais empenhada em render-se ao espírito do caos e fazer boa figura ante os timoneiros do desastre. No entanto, no fundo da confusão muitas almas serão miraculosamente despertadas para a visão da ordem profunda e abrangente que continua reinando, ignorada do mundo. Muitas consciências despertarão para o fato de que o cenário histórico não tem em si seu próprio princípio ordenador e só faz sentido quando visto na escala da infinitude, do céu e do inferno. Essas criaturas sentirão nascer dentro de si a força ignorada de uma fé sobre-humana e nada as atemorizará. 

Olavo de Carvalho, Facebook, 25 dezembro 2013.

Vejamos:

Quando o teólogo escreve: "Porque os habitantes de um mundo rigorosamente planificado...", não difere em nada da previsão do filósofo quando diz: "[...]por toda parte a mentira e a insanidade reinarão sem freios." Eles preveem o mesmo final... Escreve o teólogo: "A Igreja diminuirá de tamanho. Mas dessa provação sairá uma Igreja que terá extraído uma grande força...", e o filósofo escreve a mesma coisa, só que nas suas palavras: "Muitas consciências despertarão para o fato de que o cenário histórico não tem em si seu próprio princípio ordenador e só faz sentido quando visto na escala da infinitude, do céu e do inferno. Essas criaturas sentirão nascer dentro de si a força ignorada de uma fé sobre-humana e nada as atemorizará."

Nenhum comentário: