segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Santo Anjo da Guarda

 

Live do Pe Douglas e Pe. José Eduardo

No ato da nossa concepção passamos a ser assistidos pelos santos anjos que cuidam do nosso país, nosso estado, da nossa cidade. Entretanto, nenhum destes santos anjos é o nosso anjo da guarda: aquele que nos acompanhará até a sepultura. 

É somente no nosso batismo que recebemos a proteção de um santo anjo de forma particular e individual, que recebe de Deus a missão de nos conduzir pelo caminho do bem inspirando-nos nas virtudes e nos protegendo dos ataques do demônio.

O nosso anjo da guarda não impede que o demônio nos tente, senão naquelas tentações que estão acima das nossas forças, pondo limites nas ações demoníacas que se não fossem freadas pelo nosso santo anjo nos destruiriam facilmente. Ou seja, é pela proteção do nosso anjo da guarda, - que põe um limite nas ações dos demônios -, que temos a liberdade de escolher as coisas de Deus e rejeitar as coisas desse mundo.

No livro 'O Combate Espiritual', no capítulo XIII, Lorenzo Scupoli ensina que o demônio, "quando vê que resistimos valorosamente às paixões, não só deixa de excitá-las em nosso coração, mas as extingue quando surgem, para não adquirirmos resistência a elas e para fazer-nos cair depois nos laços da vanglória e da soberba".

Ora, a tentação está para o nosso crescimento espiritual assim como o exercício físico está para o desenvolvimento dos músculos. Sem as tentações nossa vida espiritual se atrofiaria tal qual como um músculo que não se movimenta. É por esse motivo que o demônio cessa uma tentação quando vê que ela está nos santificando. 

Como diz padre Paulo Ricardo: "Diante de uma tentação ou saímos mártires ou saímos idólatras"

Recorramos com confiança a proteção do nosso santo anjo da guarda, que nos é um poderoso auxílio contra os ataques do demônio e guia seguro no caminho das virtudes.

Santos anjos de Deus, rogai por nós.


Os Santos Anjos e os demônios - Pe. Douglas e Pe. José Eduardo

Nenhum comentário: