sábado, 7 de junho de 2014

Lei Anti-Palmada




ESCRITO POR EDUARDO SILVA
5 JANEIRO DE 2013



Hoje pela manhã a pedido de uma amiga fui a sua casa, pois ela precisava de uma pequena ajuda; coisa simples, mas difícil para uma jovem senhora de pouco mais de 60 anos. Eu que não sou bobo, e louco para tomar um cafezinho que não seja o meu, fui correndo. Não levei mais que dez minutos para resolver o problema, e, durante o cafezinho ela me contou uma situação desagradável que teve passar esta semana.

Eis o relato: Esta semana ela precisou levar o seu neto de quatro anos de idade no posto de saúde aqui da cidade e, estando ela na sala de triagem com o neto e uma enfermeira, ele (o neto), começou a desobedecê-la mexendo em tudo. Esta senhora tentando fazer com que o neto se comportasse o agarrou pelo braço e pediu para que ele se sentasse, quando a criança, sem pensar duas vezes, lançou um tapa no seu rosto. A Avó, olhou para enfermeira, pegou a mão do seu neto e deu uma palmada e o advertiu estabelecendo a hierarquia e o respeito devido.

Seria a maior cena de terror uma criança de quatro anos bater na face de um adulto, ainda mais sendo sua Avó. Eu disse seria a maior cena de terror se não fosse à atitude da enfermeira que, sem hesitar, repreendeu a senhora com a seguinte ameaça: “cuidado o conselho tutelar.” A senhora riu, e com a calma que ela tem, disse: “Olha minha filha, se os conselheiros tutelares estivessem preocupados com o bem-estar das crianças ajudariam os Pais a educá-los.”

Eu, nessa altura, vendo personificado naquela senhora os métodos da minha Mãe e, que nada perde para essa psicologia moderna, pensava: “A que ponto chegou à lavagem cerebral desse governo que é, explicitamente e declaradamente, contra família.” A enfermeira, que se mostrou ser totalmente desprovida de bom senso, e achando que merecia uma medalha por defender essa lei engessada, deveria saber o conceito da palavra proporcionabilidade em vez de ficar reproduzindo algo que ela mesma não sabe do que se trata.

Primeiro que a educação primária das crianças, além de ser um dever dos Pais, é, sobretudo, um direito.

Segundo; o Estatuto do Menor e do Adolescente é para proteger as crianças contra surras e castigos desmedidos, assim como, de pais com alguma debilidade mental.

Certamente, minha amiga, seu neto vai agradecê-la no futuro, assim como eu agradeço todos os dias a educação que recebi da minha querida Mãe.

Nenhum comentário: