domingo, 8 de junho de 2014

Os filhos pródigos e o egoísmo



ESCRITO POR EDUARDO SILVA
8 DE JUNHO DE 2014


Sempre vejo aqui, ou ali, pessoas dizendo ou escrevendo: "volta logo Jesus". Tentei ver pelo lado positivo e o máximo que consegui foi: Com a volta de Cristo o mal se extinguirá, levando em conta que a pessoa que pede tal coisa se considere um santo que está pronto para o céu.

Olhando por um lado negativo, e, do qual eu acho que a grande maioria dos que falam isso se enquadram, seria: "Senhor eu já entendi a tua mensagem, agora pode acabar com esse mundo..." ou "Senhor, ninguém mais daqui pra frente vai se voltar pra ti e para os teus mandamentos, nem os viventes, nem os que estão por nascer; está esperando o que, senhor?"

A Paciência de Deus está manifestada na parábola do filho pródigo, e a humanidade é esse filho pródigo que desde o jardim do Édem necessita de conversão. A partir de Adão cada pessoa chamada a existência, bem como os que serão chamados nos tempos futuros (depois de nós), e por decisão de Deus, não teria vez (e nem nós), se logo na igreja primitiva, tão perseguida, os irmãos que nos antecederam tivessem seus desejos satisfeitos por Deus quando clamaram: "volta logo Jesus". A bíblia fala que há um tempo para cada coisa debaixo do céu: tempo para plantar e tempo para colher... Por muitas razões deveríamos pedir: Senhor, ajude-nos a aproveitar melhor o tempo que nos deste nessa terra e dai-nos também a mesma paciência que o Senhor tem conosco, para que, por meio dela, possamos te amar no irmão que ainda não voltou para ti.

Então, não é outra coisa a paciência que temos com os outros, senão uma evidente demonstração de amor ao próximo. Assim como a brasa é uma prova concreta da ação do fogo num determinado material a paciência (aquela espera por aqueles que tendo olhos não veem e ouvidos não ouvem), é um traço particular daqueles que foram moldados pelo Amor, assim como a brasa é consequência da ação do fogo. 


"com a mesma medida que medirdes, com essa será medido..."

Nenhum comentário: