domingo, 8 de junho de 2014

Nem tudo é relativo


ESCRITO POR EDUARDO SILVA
5 DE DEZEMBRO DE 2012


A impressão que tenho é que ninguém mais está interessado em viver no mundo real. O ano está acabando e logo vem as emissoras de televisão com essas retrospectivas que mais perecem um filme de terror.

Reparem uma coisa, você chega para uma pessoa e diz: “você viu o que tal pessoa fez?” e a pessoa imediatamente responde: “eu não concordo com sua opinião.” ou "não foi bem assim, isso é sua opinião". Repare que nem demos nossa opinião ainda, estamos dando uma informação, relatando um fato concreto que está documentado, filmado, etc. Opinião é dizer o que eu acho de um fato real que, por sua vez, não aumenta nem diminui o fato. 

O que andei percebendo, principalmente neste ano, é que a maioria das pessoas foram treinadas, sim treinadas, para relativizar tudo, onde diante de um fato concreto, como quem está acima do bem e do mal, questiona, ironiza e acredita que tudo é questão de opinião. 

É como se quisessem viver como criancinhas, em que tudo é brinquedo que pode ser moldável. Ou seja, um jogo, uma fantasia. Essa é a diferença das crianças e do adultos, ter noção de que existe a realidade. Você diz para criatura: “olha, não pule desse prédio que você vai ter sérios prejuízos.” e a criatura retruca: “Isso não é bem assim, é apenas a sua opinião.” Bom, a realidade me diz que sua relatividade acaba a partir do momento que pular. Não importa nossa opinião, se você jogar uma pedra para cima, pela lei da gravidade, que é subjugada pela estrutura da realidade, ela irá cair. 

Nenhum comentário: