terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Sabedoria


                                                                 ESCRITO POR EDUARDO SILVA
12 DE JANEIRO DE 2021 

Você percebe que uma pessoa não está, de fato, adquirindo conhecimento quando ela já apreendeu muitas coisas (informações) na sua cabeça, mas é incapaz de ordena-las e articula-las entre si. É como se a pessoa soubesse tudo sobre trigo, óleo, açúcar, sal, etc., mas, no entanto, se encontrasse totalmente incapaz de reunir tudo é transformar num bolo que poderia matar sua fome.

Pessoas assim até têm certa facilidade para memorizar grandes textos, datas e acontecimentos, mas são, como pude comprovar algumas vezes, incapazes de ligar uma coisa com a outra e entender o significado das coisas em conjunto e num contexto maior.

A televisão é mestre em criar essas criaturas, - mas não somente ela, claro! -, pois pela enxurrada de informações incompletas e fora de uma ordem cognoscível, a criatura se convence de que já possui algum conhecimento, quando na verdade apenas conseguiu armazenar informações.

A capacidade de ligar os pontinhos para formar a "figura" que precisamos contemplar não se faz presente pelo simples acúmulo das informações, mas pela unidade que damos a elas. Por isso que a unidade do conhecimento deve ser buscada como quem monta um quebra cabeça que nos permitirá, com e/ pela providência divina, a contemplação da Verdade.

*Em tempo: as redes sociais substituíram a televisão, no contexto aqui colocado.

Nenhum comentário: