terça-feira, 14 de abril de 2015

PARECE, MAS NÃO É


ESCRITO POR EDUARDO SILVA
14 DE ABRIL DE 2015

Não se deve atribuir ares de santidade a uma pessoa, ou entidade que, "aos 47 minutos do segundo tempo" faz um ato de grandeza. Esses atos, no máximo, servem para remissão de parte da nossa multidão de pecados - uns mais outros menos - dependendo da sinceridade e do sacrifício desse ato. É evidente também que quem nada tem a perder pode, num lance de puro desespero "salvar o planeta", onde o objetivo primeiro era simplesmente salvar-se (entenda como quiser), mas que por força da situação acaba levando fama de "santo", "herói", "valente", etc. Escrevi sobre esse - parece mas não é - nesse textinho chamado 'A Astúcia da Mentira', no ano passado.

Anteriormente a isso, em 2012, a RBS TV fez uma propaganda muito bonita, com uma mensagem simples, mas objetiva. Antes de comentar a mensagem vou dizer que esta empresa acende uma vela para Deus e outra ao diabo, e, ao fazer essa bela propaganda, nada fez além de tentar imitar as campanhas anuais da rede de supermercados Zaffari - esta sim comprometida com os valores morais da família cristã. 

Não quero aqui confundir a mensagem do vídeo com o mensageiro, e por isso vou destacar o que tem de objetivo na mensagem e usá-la como um importante critério que ajuda na avaliação das nossas amizades, relacionamentos, etc.

 Diz a mensagem no vídeo:
"Dias bons e ruins quem é que não viveu, mas a gente estava lá pra dizer que valeu[...]. A gente viu o seu time ser campeão, viu também você perder na prorrogação..."

Podemos chamar de amigos as pessoas que estão conosco nos momentos importantes (aqui as palavras 'momentos importantes' quer dizer aqueles que importam para nós). São aquelas que, como diz a propaganda, se fazem presentes ainda que através de um cartão, telefonema, e-mail, e na medida do possível, fisicamente. Portanto, é por ignorar esses "pequenos" detalhes da vida que muitas pessoas banalizaram a palavra amigo. 

Nada impede que você a qualquer momento descubra um novo amigo mas, isso só se confirma-rá, de fato, no decorrer da amizade e nas ações mútuas de ambas as partes.

Jesus disse que nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. [Mateus 7:21]. 

Levando esse ensinamento para nossas amizades, diríamos que nem todos que nos chamam de amigos o são, mas aqueles que caminham conosco em todos os momentos, usando os meios disponíveis, rumo a eternidade.

Nenhum comentário: