quinta-feira, 19 de junho de 2014

O Poder do Print Screen


ESCRITO POR EDUARDO SILVA
19 DE JUNHO DE 2014

Embora a maioria dos usuários de computadores e smartphones conhecerem a tecla 'Print Screen' nesses aparelhos, e o estrego que ela pode fazer na reputação de um irresponsável, poucos parecem se preocupar com os seus escritos nas redes sociais.

Iludidos pela velocidade que a barra de rolagem do Facebook, por exemplo, que tende a jogar no vazio do esquecimento uma frase, ou uma palavra solta escrita num momento de euforia, raiva ou de fragilidade, sempre haverá alguém nessa grande teia(Web) para dar um print "desinteressado".

Como dizia o poeta gaúcho Mário Quintana
Não te abras com teu amigoQue ele outro amigo tem.O amigo do teu amigoPossui amigos também...
Uma frase ou uma foto irresponsável jogada na internet não pode ser desfeita depois de um 'print', no máximo explicada, o que provavelmente só vai aumentar a exposição do ridículo de quem a publicou.

Se já não bastasse a falsa impressão que as pessoas tem de que, pela velocidade da rede, seus escritos desaparecerão automaticamente, ainda existe um ponto mais vulnerável conhecido como conversa 'privada', ou inbox. Esta ferramenta, se mal usado, será responsável pela ridicularização em público de muitos patetas, e as vezes até objeto de chantagens, dependendo do que ali for exposto. 

Eu mesmo, por certa vivência, pude confirmar através das muitas conversas que tive, via chat, com pessoas aparentemente "ingenuas" e "despretensiosas", o quão exposto está os usuários desses recursos.

Portanto, é preciso ter cautela e equilíbrio na hora das postagens. E outra, não escreva nos chats o que não pode ser dito em público, Estas linhas que escrevo não tem por outro objetivo senão atentar para o seguinte: não ignore a tecla no canto direito superior do teclado chamada Print Screen, quando for escrever ou postar algo na rede.


Nenhum comentário: