terça-feira, 22 de novembro de 2016

Quem são os pobres?

ESCRITO POR EDUARDO SILVA
22 DE NOVEMBRO DE 2016

“É preciso entender quem são os pobres, pois está escrito que ‘não só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’ ”.
Ainda falando sobre a carta apostólica 'Misericordia et misera', do Papa Francisco. 

Se fizemos um paralelo com os seus discursos anteriores, por exemplo, a homilia do dia 16 de junho, na capela Santa Marta, onde o papa nos lembra que “a pobreza está no centro do evangélico”, com a carta apostólica 'Misericordia et misera' onde ele escreve que o “próprio Deus continua a ser hoje um desconhecido para muitos; [e afirma que] isto constitui a maior pobreza e o maior obstáculo para o reconhecimento da dignidade inviolável da vida humana”.

Segundo o Papa Francisco, e eu concordo com ele, a maior pobreza que uma pessoa pode experimentar é não conhecer a Deus; logo, ricos e pobres, materialmente falando, são os pobres (“mendigos” da palavra de Deus). Então, vamos parar de excomungar os ricos porque eles são, sim, tão necessitados quanto o catador de papel que passa na tua rua, ainda que não eles saibam. É preciso entender quem são os pobres, pois está escrito que “não só de pão o homem viverá, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”, e aqui estão incluídos os ricos. Ponto!

Um comentário:

Adilson disse...

Quando eu soube da carta "Misericordia et misera" do nosso papa foi lançada eu imediatamente corri para o site da radiovaticano. Eu fiquei muito muito feliz. Eu me senti recebendo as palavra do nosso papa. Houve um tempo em que eu estava criticando muito o papa por influência de terceiros. Até que eu pensei: "pô, essas pessoas e eu estamos atacando o papa, mas o que eu tenho feito em pró do meu próximo, em pró dos necessitados e tantas pessoas que carecem de saber do amor de Deus"? Encontrei a triste resposta: "nada"! Então, esta carta veio no momento de tremenda necessidade. Precisamos trabalhar arduamente pela nossa comunidade e por muitas pessoas que precisam saber mais obre Deus e Sua miericórdia. É dever da Igreja é dever do católico receber essa bela carta do nosso papa.