Autor: Mortimer J. Adler & Charles Van Doren
Tradução: Edward Horst Wolff / Pedro Sette-Câmara
Editora: É realizações Editora
Ano: 2010 (Traduzida da edição de 1972)
Páginas: 429
Introdução
Editora: É realizações Editora
Ano: 2010 (Traduzida da edição de 1972)
Páginas: 429
Introdução
Este livro promete ser - o guia clássico
para leitura inteligente - que de forma clara e muito bem elaborada apresenta
os quatros níveis de leitura, bem como o caminho(método) que o leitor deverá
trilhar para extrair o máximo de conhecimento contido em cada livro.
Como Ler livros apresenta os quatros níveis de leitura que são
trabalhados da seguinte forma: Leitura elementar, inspecional, analítica e sintópica.
O autor explica que este último nível de leitura(sintópica) só pode ser
alcançado se o leitor não desprezar os níveis anteriores, nem a forma
hierárquica em que eles são apresentados, e que necessariamente deve ser obedecida; pois os níveis são cumulativos.
Essa obra ajudará o leitor, em
primeiro lugar, classificar um livro que se pretende ler (leitura inspecional),
identificando-o como um livro expositivo, ficção, filosofia, imaginativo,
prático ou teórico. Já nesse nível, o que leitor saberá se deve ou não ler o
livro. Uma boa leitura exige dedicação e tempo, e o tempo não pode ser desperdiçado
com leituras que não irão responder os problemas para aos quais você procura
solução. Por isso a leitura inspecional é muito importante.
Concluindo essa etapa(o de classificação do livro) inicia-se, então, a leitura analítica. Dentre os
quatro níveis de leitura apresentado neste guia como ler livros reserva-se um espaço maior para este nível(analítico), pois é nessa fase da leitura que o leitor terá que concordar
com o autor ou não, ou talvez concordará parcialmente.
Se o leitor não chegar a um acordo com o autor, a transmissão de conhecimento de um para o outro não acorrerá, pois um acordo é o elemento fundamental do conhecimento transmissível.O livro faz uma dura crítica ao vício do “verbalismo” (o pecado capital da leitura analítica).
Diz ele:
“Esse tipo de leitor nunca vai além das palavras. O máximo que possui é uma memória verbal que lhe permite recitar palavras de forma vazia.
Vencendo esses obstáculos passaremos para leitura sintópica, que é o nível mais elevado de leitura. Pois é nesta
fase que o leitor terá a capacidade de classificar um conjunto de livros que abordam
um determinado problema específico e começar, por assim dizer, a fazer com que os
autores conversarem entre si, expondo o problema sob muitos pontos de vista e
identificando as concordâncias e as controvérsias.
Há ainda centenas de detalhes que
não podem ser desprezados na hora de ler um livro e por isso mesmo devem ser
aprendido.
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